
Nosso sétimo encontro aconteceu no dia 25 de setembro de 2009. Fizemos uma leitura reflexiva do texto “O vestido azul”, foi bastante discutido. Depois pedi aos cursistas que respondessem a seguinte pergunta: o que mudou na sua prática depois de conhecer a proposta do FESTAR? Todos disseram em depoimentos que estão gostando muito, uns disseram que passaram a trabalhar mais com textos, outros que está contribuindo para a Prova Brasil, que aprenderam muito sobre os gêneros em especial o injuntivo, em fim está enriquecendo bastante suas práticas em sala de aula. Logo depois, ouvimos os relatos do avançando na prática. Percebe-se que muitos cursistas não utilizaram ainda os AAA’S. O professor Raimundo relatou que aplicou a música “baião” de Luis Gonzaga para os alunos da 7ª serie, seguido de produção textual que foi um poema, segundo ele, os alunos gostaram muito. Falamos também sobre o projeto, combinamos que íamos fazer durante as oficinas. Continuamos com a tp4 na unidade 14, discutimos bastante o valor do conhecimento prévio, na leitura, a partir da atividade 15, lemos sobre Millor Fernandes, sugeri o avançando na prática da pág.97 da unidade 14. Depois passamos para a unidade 15, lemos e comentamos a seção 1: por que e para que perguntar, que tinha como objetivo conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno. Respondemos em duplas a atividade 2 da pág.117.
À tarde, a turma foi dividida em três grupos sendo que cada um teria que elaborar uma sequencia didática explorando os seguintes textos:
Grupo 01: “Admirável mundo louco” de Ruth Rocha
Grupo 02: “Camping” de J.G. Fraga
Grupo 03: “A expansão da pobreza nas cidades” de J.G.Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário