


No dia 11 de setembro de 2009, nos reunimos para mais um encontro de formação. Iniciamos com uma dinâmica relacionada ao dia a dia na sala de aula, na qual nos fez refletir sobre nossa prática diária, nossa profissão. Em seguida relatei algumas considerações quanto ao empenho e compromisso de cada professor cursista em relação aos registros e organização do portfólio. Continuamos como de costume com relatos de experiência do avançando na prática. Logo em seguida trabalhamos com a seção 3 da pág. 42 do TP4 - conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita, levei para a sala a musica “Baião” de Luís Gonzaga, ouvimos e depois respondemos a atividade 11. A sala foi dividida para a realização de uma atividade em grupo, cada tinha que elaborar uma proposta de atividade a partir da musica “baião”, foram desafiados a planejar brevemente uma aula utilizando esse texto para preparar os alunos para a escrita. Todos foram bem dinâmicos em seus planos.
À tarde, fizemos a “terapia do abraço”, comentando sobre os benefícios do mesmo. Depois passamos para o TP respondendo as atividades 13 e 13 da unidade13. Em seguida os cursistas foram divididos em grupos para produzir um texto empregando as seguintes palavras: muxuango,hermeneuto,defenestaçao,vituperado ,uxoricídio, sibilino, perfunctório, apoplexia,falácia e ignóbil. Produziram textos bem interessantes, foi muito prazeroso. Após a apresentação, encerramos nosso encontro bastante satisfeito.
PLANO DE AULA
TEMA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
CARGA HORÁRIA: 5 h
SÉRIE: 7ª
OBJETIVOS:
• Compreender e analisar a letra da musica de Luis Gonzaga, caracterizando o gênero e a tipologia textual, despertando o interesse dos alunos sobre a cultura local e regional.
METODOLOGIA:
• Leitura da música
• Ouvir e acompanhar a letra da música
• Debater e interpretar a letra da música relacionando-a e/as manifestações folclóricas
• Compreender porque Luis Gonzaga é considerado o rei do baião através da biografia
• Caracterização do gênero e tipologia da música
• Pesquisas sobre o folclore ( cômodas típicas, lendas,danças e brincadeiras)
CONTEÚDOS:
• Caracterização do gênero e tipologia da musica
• Verso, estrofe e rimas
• Folclore (comidas típicas, lendas, danças, brincadeiras e tradições.)
RECURSOS:
• Cartazes
AVALIAÇÃO:
• Produção de uma musica referente à composição de Luis Gonzaga-BAIÃO
• Confeccionar um livro sobre as manifestações culturais
• Promover uma exposição na escola para expor os trabalhos produzidos em sala de aula.
EQUIPE: Flavio, Emanuelle, Iolanda e Waldilene
Nenhum comentário:
Postar um comentário