sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
RELATÓRIO DO 6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO
No dia 11 de setembro de 2009, nos reunimos para mais um encontro de formação. Iniciamos com uma dinâmica relacionada ao dia a dia na sala de aula, na qual nos fez refletir sobre nossa prática diária, nossa profissão. Em seguida relatei algumas considerações quanto ao empenho e compromisso de cada professor cursista em relação aos registros e organização do portfólio. Continuamos como de costume com relatos de experiência do avançando na prática. Logo em seguida trabalhamos com a seção 3 da pág. 42 do TP4 - conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita, levei para a sala a musica “Baião” de Luís Gonzaga, ouvimos e depois respondemos a atividade 11. A sala foi dividida para a realização de uma atividade em grupo, cada tinha que elaborar uma proposta de atividade a partir da musica “baião”, foram desafiados a planejar brevemente uma aula utilizando esse texto para preparar os alunos para a escrita. Todos foram bem dinâmicos em seus planos.
À tarde, fizemos a “terapia do abraço”, comentando sobre os benefícios do mesmo. Depois passamos para o TP respondendo as atividades 13 e 13 da unidade13. Em seguida os cursistas foram divididos em grupos para produzir um texto empregando as seguintes palavras: muxuango,hermeneuto,defenestaçao,vituperado ,uxoricídio, sibilino, perfunctório, apoplexia,falácia e ignóbil. Produziram textos bem interessantes, foi muito prazeroso. Após a apresentação, encerramos nosso encontro bastante satisfeito.
PLANO DE AULA
TEMA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
CARGA HORÁRIA: 5 h
SÉRIE: 7ª
OBJETIVOS:
• Compreender e analisar a letra da musica de Luis Gonzaga, caracterizando o gênero e a tipologia textual, despertando o interesse dos alunos sobre a cultura local e regional.
METODOLOGIA:
• Leitura da música
• Ouvir e acompanhar a letra da música
• Debater e interpretar a letra da música relacionando-a e/as manifestações folclóricas
• Compreender porque Luis Gonzaga é considerado o rei do baião através da biografia
• Caracterização do gênero e tipologia da música
• Pesquisas sobre o folclore ( cômodas típicas, lendas,danças e brincadeiras)
CONTEÚDOS:
• Caracterização do gênero e tipologia da musica
• Verso, estrofe e rimas
• Folclore (comidas típicas, lendas, danças, brincadeiras e tradições.)
RECURSOS:
• Cartazes
AVALIAÇÃO:
• Produção de uma musica referente à composição de Luis Gonzaga-BAIÃO
• Confeccionar um livro sobre as manifestações culturais
• Promover uma exposição na escola para expor os trabalhos produzidos em sala de aula.
EQUIPE: Flavio, Emanuelle, Iolanda e Waldilene
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário