sexta-feira, 31 de julho de 2009


O segundo momento aconteceu no período da tarde em salas com os cursistas e seus respectivos formadores. Foi feita uma reflexão sobre o vídeo “Você esta pronto para se transformar em uma águia”? que foi bastante comentado onde todos puderam fazer suas colocações em torno da leitura. Em seguida foi feita uma explanação sobre o guia geral, iniciamos respondendo ás perguntas da pagina 13, foram feitos questionamentos acerca das expectativas dos cursistas sobre o programa, abordando a necessidade e importância da formação continuada de professores. Logo após foi lido a carga horária do curso de língua portuguesa, bem como apresentação detalhada da TP3 (sumario unidades, seções, referencial teórico, avançando na pratica ícones). Demos inicio à TP3 com a unidade 9 (GENEROS TEXTUAIS: do intuitivo ao sistematizado) na qual discutimos o tema motivador da unidade em questão foi a dimensão do trabalho em sua plurissignificaçao, onde todos conceituaram de acordo com suas idéias que tem de trabalho, houve ainda a intertextualização com o artigo “Trabalhar e dar aula” de José Neres. Propomos a escolha de uma das atividades sugeridas na unidade 9 sob o titulo de avançando na prática como lição de casa.
Solicitamos aos presentes o preenchimento de uma ficha diagnostica, onde eles relataram em um breve resumo suas trajetórias acadêmica e profissional e também suas expectativas em relação ao programa. Todos gostaram muito do material, acharam riquíssimo e estão acreditando numa grande melhoria do ensino do município e isso me deixou muito feliz. Tenho 22 cursistas, sei que cada um acredita assim como eu na importância do curso. São eles:

ANA JULIA UCHOA FERREIRA
ADRIANA LUIZA LIMA
CLAUDENIR SILVA FERREIRA
ELIVANIA PEREIRA FRAZAO
EMANUELLLE CRISTINA UCHOA
FLAVIO ROBERTO DOS SANTOS
IOLANDA UCHOA NASCIMENTO
IVONETE CONCEIÇAO PINTO
JOSEANE NEVES GARCIA
KATIA CIRLENE CORREA
MARIA ALICE SALAZAR
MARIA LUCILENE COSTA
MARIA ELIANE NUNES
MARIA DE JESUS GOMES
MARIA RAIMUNDA SAMINEZES
PEDRINA MARIA FERREIRA
RAIMUNDO NONATO ABREU
SAMILA NICACIO
SANDRA MAGNOLIA BEZERRA
TAYANE SANTANA LOPES
WALDILENE UCHOA COSTA
WILNA MARIA FRAZAO

2 comentários:

  1. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

    Cora Coralina.
    Os educadores de Presidente Vargas , se capacitando pra melhorarem o processo ensino-aprendizagem do nosso municipio atraves do GESTAR II,orientados pela nossa teacher Taciane , pessoa sabia e dedicada.

    ResponderExcluir
  2. Estamos iniciando um período de novos estudos e descobertas no nosso campo de atuação como professores de Língua Portuguesa.
    Com o Gestar II, temos oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos e aperfeiçoar a nossa prática pedagógica no tocante ao ensino de língua materna.

    ResponderExcluir