quarta-feira, 29 de julho de 2009
MEMORIAL
Ola! Sou Taciane Alline Carvalho Frazao, professora licenciada em lingua portuguesa e literaturas, pela Faculdade Atenas Maranhense-FAMA, leciono há cinco anos. Atualmente trabalho na E. M. Benedito Leandro do Lago na rede municipal ministrando as disciplinas ling. portuguesa, artes e inglês nas turmas de 5ª e 6ªseries e no C.E Tancredo de Almeida Neves com Língua portuguesa e literatura na 2ª e 3ªserie.
Assim como todos os pais desejam que seus filhos possam ter uma boa educação, os meus também almejavam isso para mim.Com a dedicação e carinho das professoras, foi no jardim de infância que aprendi a ler as primeiras letrinhas e a cantar varias musiquinhas, foram momentos que jamais se apagarão da minha memoria. Já no ensino fundamental o contato com os livros na escola foram poucos, lembro que quando tinha uns oito ou nove anos, gostava de ir pra casa da minha tia ler as historinhas clássicas( chapeuzinho vermelho, branca de neve ...) adorava ficar olhando aquelas ilustrações dos livros. Mas na escola era só o livro didatico "puro", assim foi ate o término da oitava serie. Ao cursar o ensino médio percebi que precisava ler mais.Iniciei em escola publica e terminei em uma particular, na publica com todo respeito "não lembro se algum dia a professora indicou algum livro para a turma ler", o incentivo foi pouco.Depois quando passei para a particular a realidade foi bem diferente,tive professores excelentes, encontrei dificuldades em assimilar algumas matérias devido ao ensino anterior ter sido fraco...gostava muito das aulas de português e literatura, um livro que ficou marcado em minha memoria foi O SEMINARISTA de Bernardo Guimarães.
Após algum tempo, entrei para a faculdade de letras, a escolha se deu por falta de opção, mas com o tempo passei a gostar do curso.Foi nesse âmbito que percebi intensamente o quanto precisava ter mais contato com os livros e dai fui buscar novos horizontes e novas expectativas.Os professores eram maravilhosos, amavam a arte de ensinar. Não posso deixar de mencionar pelos menos dois professores de literatura nos quais proporcionaram-me o verdadeiro encontro com a literatura. Aprendi muito! Foi nesse período que me vi nascer como educadora.Diversas leituras marcaram minha treajetoria universitaria autores como: machado de Assis, Guimarães rosa, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, poetas maranhenses como Gonçalves Dias, Ferreira Gullar e tantos outros admiráveis da nossa literatura e da literatura estrangeira.
Em resumo, não sou uma "devoradora" de livros, mas procuro passar para os meus alunos a importância da leitura, para manter a mente saudável, estar sempre bem informados e nos divertir também.
Como dizia o grande e saudoso cidadão brasileiro Monteiro Lobato:
“Um país se faz com homens e livros.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário