terça-feira, 2 de março de 2010

Projeto desenvolvido pelos cursistas do GESTAR II

PROJETO DIDÁTICO

TEMÁTICA: Ler e Escrever para aprender a fazer


PROBLEMÁTICA
Sabendo-se da grande necessidade que tem nossos alunos de 5ª a 8ª série de ler e escrever, chegamos à conclusão de que devemos trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, mediante as dificuldades do aluno, usando a interdisciplinaridade nas diversas áreas de conhecimento.

FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
Conforme os parâmetros curriculares nacionais, focalizam a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem para o exercício da cidadania; isto é propõe a organização do ensino de modo que o aluno possa desenvolver seus conhecimentos discursivos-linguisticos sabendo ler e escrever, bem como, o raciocínio lógico matemático.
As propostas didáticas de ensino de língua portuguesa devem organizar-se tomando o texto oral e escrito como unidade base de trabalho conforme a diversidade de textos que circulam socialmente. Propõe organizá-las de maneira a tornar possível a analise crítica dos discursos, para que o aluno possa identificar: pontos de vista, valores e eventuais preconceitos neles vinculados.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver habilidade de leitura e escrita, estimulando os alunos de forma criativa e prazerosa valorizando sempre a aprendizagem significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- desenvolver hábito de leitura e escrita através de diversos tipos e gêneros textuais.
- proporcionar atividades que envolvam a comunidade escolar, desenvolvendo atividades criativas e dinâmicas.
- interpretar diferentes textos jornalísticos como noticias sobre política,esporte e lazer;
- relacionar os diversos gêneros textuais;
- possibilitar o trabalho de produção de textos a partir dos gêneros textuais;

METODOLOGIA
Leitura diária de gêneros variados; roda de leitura
Produção de textos variados: anuncio,bilhete, receita, etc...
Correio da amizade;
O diário do aluno
Caderno de registro;
Dramatização de historias;
Atividade da forca;
Vídeos;
Bingo ortográfico
Produção de musicas
Conversação, diálogo
Autobiografia do aluno
Confecção de livro de historias em quadrinho;
Entrevistas; levantamento de dados, gráficos, tabelas, índices;
Pesquisas: nome dos produtos alimentícios e preços, data de fabricação e validade dos mesmos.
Execução dos cadernos de teoria e prática do avançando na prática;

CRONOGRAMA
DATA
ATIVIDADES
OUTUBRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL

Elaboração do projeto

X




Apresentação do projeto para a comunidade escolar



X



Desenvolvimento do projeto


X

X

X

Avaliação


X

X

X

Culminância



X
EQUIPE DE TRABALHO
Diretor
Professor
Supervisor e coordenador pedagógico

AVALIAÇÃO
A avaliação será desenvolvida no final de cada período para que se possa perceber o desenvolvimento das competências e habilidades estudadas ao longo do projeto. Para tanto, é necessário que seja um instrumento que possibilite ao professor analisar criticamente sua prática educativa e também que apresente ao aluno a possibilidade de saber sobre seus avanços, dificuldades e possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário