quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

RELATORIO DO 4º ENCONTRO DE FORMAÇAO

No dia sete de agosto de 2009, realizamos nosso quarto encontro de formação. Iniciamos com uma dinâmica chamada “Entrevista Musical”, na qual foi um sucesso, todos gostaram, pois eram musicas conhecidas e alegres. Logo após, os cursistas fizeram seu relato de experiência, muitos ainda insistem em comentar o avançando na prática oralmente. depois de observarmos, analisarmos a variedade de gêneros que nos rodeia, gêneros literários, não literários passamos para a tipologia textual, onde retomamos com a unidade 11 da TP3 que fala dos tipos textuais, interagimos sobre o tipo injuntivo , o tipo preditivo e o tipo dissertativo que contém aspectos expositivo e argumentativo.
Realizamos atividades referentes a cada seção da referida unidade. No segundo momento, a turma foi dividida em quatro grupos a fim de que fizessem a leitura do poema “A PESCA”, de Antonio Romano de Sant’nna, e logo em seguida reescrever o texto em prosa narrativa, descritiva, injuntiva e dissertativa. Deixamos para socializarmos essa etapa no período da tarde.
À tarde retomamos com as produções onde cada grupo fez sua apresentação compreendendo assim as diferenças entre gêneros e tipos textuais. Logo em seguida iniciamos o estudo do TP4, refletindo sobre os usos e as funções da leitura e escrita nas práticas do nosso dia a dia, começando com a seguinte pergunta: o que é leitura? Na qual todos responderam fazendo comentários da importância da mesma, feito isto, perguntei se sabiam a diferença entre alfabetização e letramento Pelas respostas, percebi que alguns já tinham um conceito formado e outros demonstraram dúvidas sobre o tema. A partir dai fizemos a leitura do poema “O que é Letramento, de Kate M. Chong com o objetivo de iniciarmos um debate sobre esse estudo, pois a poesia citada ilustra bastante bem o conceito de letramento como uma leitura do mundo, e uma maneira de organizar as informações transformando-as em conhecimento. Em seguida, passamos os slides de um texto de Magda Soares que fala sobre a diferença entre alfabetização e letramento. Após muitas discussões remarcamos nosso próximo encontro e finalizamos com a avaliação da oficina, mediante opiniões dos professores, foi positiva, pois demonstraram entendimento e compreensão sobre os temas trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário