No dia sete de agosto de 2009, realizamos nosso quarto encontro de formação. Iniciamos com uma dinâmica chamada “Entrevista Musical”, na qual foi um sucesso, todos gostaram, pois eram musicas conhecidas e alegres. Logo após, os cursistas fizeram seu relato de experiência, muitos ainda insistem em comentar o avançando na prática oralmente. depois de observarmos, analisarmos a variedade de gêneros que nos rodeia, gêneros literários, não literários passamos para a tipologia textual, onde retomamos com a unidade 11 da TP3 que fala dos tipos textuais, interagimos sobre o tipo injuntivo , o tipo preditivo e o tipo dissertativo que contém aspectos expositivo e argumentativo.
Realizamos atividades referentes a cada seção da referida unidade. No segundo momento, a turma foi dividida em quatro grupos a fim de que fizessem a leitura do poema “A PESCA”, de Antonio Romano de Sant’nna, e logo em seguida reescrever o texto em prosa narrativa, descritiva, injuntiva e dissertativa. Deixamos para socializarmos essa etapa no período da tarde.
À tarde retomamos com as produções onde cada grupo fez sua apresentação compreendendo assim as diferenças entre gêneros e tipos textuais. Logo em seguida iniciamos o estudo do TP4, refletindo sobre os usos e as funções da leitura e escrita nas práticas do nosso dia a dia, começando com a seguinte pergunta: o que é leitura? Na qual todos responderam fazendo comentários da importância da mesma, feito isto, perguntei se sabiam a diferença entre alfabetização e letramento Pelas respostas, percebi que alguns já tinham um conceito formado e outros demonstraram dúvidas sobre o tema. A partir dai fizemos a leitura do poema “O que é Letramento, de Kate M. Chong com o objetivo de iniciarmos um debate sobre esse estudo, pois a poesia citada ilustra bastante bem o conceito de letramento como uma leitura do mundo, e uma maneira de organizar as informações transformando-as em conhecimento. Em seguida, passamos os slides de um texto de Magda Soares que fala sobre a diferença entre alfabetização e letramento. Após muitas discussões remarcamos nosso próximo encontro e finalizamos com a avaliação da oficina, mediante opiniões dos professores, foi positiva, pois demonstraram entendimento e compreensão sobre os temas trabalhados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário